Vamos conhecer um pouco desse estilo que encanta nossos olhos?
A palavra Escandinávia tem sua origem no Império Romano, hoje é uma denominação geopolítica que engloba Noruega, Suécia e Dinamarca, países estes que tem o clima prioritariamente frio com dias curtos e quase sempre nublados, a partir desta particularidade construíram uma cultura típica regional que engloba um conceito minimalista, e muito conforto.
O estilo com tal denominação surgiu por volta de 1897 com a Exposição de artes e indústrias de Estocolmo, os artistas que mais representam o estilo são Hans Wegner, Arne Jacobsen, Verner Panton, Eero Saarinen, Nanna Ditzel e Louise Campbell.
Como o conceito minimalista é caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos e uma paleta de cores neutras, utiliza-se muitos objetos e utensílios em tons e materiais naturais, para conseguir atingir a simplicidade e o aconchego.
Para conseguir um estilo escandinavo no seu ambiente, comece pelas cores, estas são quase sempre claras tons sóbrios como off-white, branco, beje e tons de nude, opte também por materiais naturais, como a madeira, couro, palha, tecidos com várias texturas diferentes, iluminação com bastante uso de pendentes e plantas, bastante plantinhas para dar vida ao ambiente!
Há um detalhe a mais nos ambientes com o estilo escandinavo, apesar de estar conceitualmente abarcado pelo minimalismo, as coisas parecem ter vida e história, o charme desse estilo é esta “bagunça organizada”, há quadros encostados ao em vez de pendurá-los nas paredes, há uma manta jogada em cima da poltrona, uma pilha de livros em um cantinho da sala e essa impressão de que há vida e pessoas escrevendo uma história no ambiente, este é o grande charme desse estilo! E aí você gostou de conhecer um pouco mais sobre o estilo? Se tiver alguma dúvida vamos conversar um pouco sobre nos comentários!